Figura
03 – Marilena Chauí.
Fonte: Revista Cult, 2016
Contrária à concepção de docência fundamentada na transmissão de conhecimentos, Chauí defende um ensino que percorra o trabalho do pensamento dos filósofos, cientistas e artistas, mas que também se debruce sobre experiências novas. Segundo ela, a Filosofia foi concebida a partir do pressuposto:
“Não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido” (Chauí, 2000, p.12).
1.3 Andery et al
Andery et al (2004) prima-se por “um
conhecimento sobre o qual se
problematiza e não simplesmente se crê; (...) um conhecimento que
busca a intersubjetividade e não é mero fruto de um sentimento coletivo”.) portanto,
um conhecimento que deixa de ser fruto da ação de seres sobrenaturais e divinos
para se tornar uma explicação baseada em mecanismos imanentes à natureza ou ao
próprio homem em sua ação sobre a natureza. Assim, explica-se o homem como
aquele que possui a capacidade de gerir a própria vida em comunidade.
1.4 Tempos Históricos
É a partir do conhecimento da história da
psicologia que vamos entender que o passado e o futuro estão no presente e
conhecer as demais áreas do conhecimento humano, pela insaciável necessidade de
termos em nos compreender. Por isso, é importante abordar a psicologia pré-
cientifica, momento em que havia rudimentos de uma psicologia ainda muito
ligada à Filosofia.
Conforme Andery os períodos da filosofia
grega subdividem-se em: homérico
(séculos XII-VIII a.C.); arcaico (séculos VIII-VI a.C.); clássico (séculos V
-IV a.C.) e helenístico (séculos IV-II a.C.).
·
Período homérico -
período de transição entre a sociedade primitiva e a grega, traz o ideal de
homem guerreiro, importante à vida terrena; além disso, a alma é compreendida
como um duplo do corpo visível;
·
Período arcaico -
aparecem os primeiros filósofos e suas indagações sobre a vida e a morte
através da filosofia, propiciando o predomínio do pensamento racional, em
oposição ao pensamento mítico. Nesse período, a concepção de homem é a do homem
sábio, e a alma passa a ser considerada como fonte e motor da vida;
·
Período clássico -
período de consolidação das cidades e do modo de produção escravagista, o que
favorece a concepção de homem cidadão;
·
Período helenístico -
caracterizado pelo fim da sociedade grega, o homem passa a ser concebido como
ser cosmopolita.
Ademais, é importante pontuar que a modernidade
trouxe uma complexidade para a psicologia, proporcionando um campo quase
imensurável de estudos. Portanto, estendendo para a contemporaneidade suas
determinações e pesquisas cientificas auxiliando no processo de aprendizagem e
docência.
Figura 04 – Psicologia na Escola.
Fonte: Blog Software Geo, 2019.
ANDERY,
M. A. et al. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo,
2004. Acesso em: 06 outubro 2021.
CHAUÍ,
M. Convite à Filosofia. São Paulo: Cortez, 2000. Acesso em 06 outubro 2021.
CURSO
ONLINE PSICOLOGIA E EDUCAÇÂO. Buzzero.com, 2021. Disponível em: https://www.buzzero.com/educacao-e-inclusao-social-60/curso-online-psicologia-e-educacao-com-certificado-59222.
Acesso em: 06 outubro 2021.
MARILENA
CHAUÍ VIOLÊNCIA E AUTORITARISMO. Revista Cult, 2016. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/marilena-chaui-violencia-e-autoritarismo/
Acesso em: 06 outubro 2021.
MARX,
K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Moraes, 2004. Acesso em: 06
outubro 2021.
O
LUGAR DE MARX E ENGELS NA MODERNIDADE. Blog do Boitempo, 2021.
Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/07/31/o-lugar-de-marx-e-engels-na-modernidade-raca-colonialismo-e-eurocentrismo/.
Acesso em: 06 outubro 2021.
QUAIS
AS VANTAGENS DE TER UM PSICOLOGO NA ESCOLA. Blog Software Geo, 2019. Disponível
em: https://blog.softwaregeo.com.br/quais-as-vantagens-de-ter-um-psicologo-na-escola/
Acesso em: 06 outubro 2021.
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